A Tecnologia Integrada ao Varejo de Alimentos será o tema da SuperBahia deste ano, a maior feira do varejo de alimentos do Norte-Nordeste do Brasil, que começa hoje e vai até quinta (25), na arena Fonte Nova. O assunto está cada vez mais na moda e torna mais rápida a tarefa, para muitos, ingrata, de ter que ir ao supermercado fazer suas compras.
Já pensou em fazer compras através de um aplicativo e esperar que o supermercado as leve em casa? Ou entrar em um deles e você mesmo registrar as compras no caixa, no seu ritmo? Isso já é possível em alguns estabelecimentos de Salvador, e será apresentado a partir de hoje, na feira.
O chamado ‘self checkout’ é uma tendência no mundo e que, aos poucos, está chegando em Salvador. Na prática, são caixas eletrônicos de autoatendimento em que os clientes registram as próprias compras, sem a necessidade de um funcionário para passar os produtos ou confirmar o pagamento. Tudo ocorre automaticamente. Os equipamentos têm leitores de código de barras, semelhantes às máquinas de um caixa tradicional, só que podem ser operadas pelos próprios consumidores. Isso permite maior rapidez na operação, ganho de tempo e acaba com a demora na fila – a Associação Bahiana de Supermercados (Abase) estima que a mudança reduz em até 30% o tempo de espera na fila, além de oferecer mais autonomia aos clientes.
Segundo Feldman, a tecnologia não vai suprimir os funcionários. “O supermercado é o único desses ramos que não consegue suprimir a mão de obra, porque para levar a carne precisa de açougueiro, para levar o pão precisa de padeiro, para atender bem o cliente precisa de uma equipe. E os self checkouts são poucos, então, a mão de obra não vai deixar de existir. O que a gente precisa é de gente capacitada”, diz.
No Hiper Ideal do Itaigara, um dos caixas é self checkout. A máquina fica na entrada da loja, recém-inaugurada, e está sendo usada com frequência pelos clientes. A placa acima diz que são permitidos até 20 produtos por pessoa, um alívio para quem está com pressa. Um funcionário foi colocado estrategicamente em um balcão próximo para orientar os consumidores.
Essa mesma loja aposentou as etiquetas de papel – agora são todas eletrônicas. O sinal que controla os preços é distribuído por uma antena, que o recebe de uma central. Nos fundos fica o e-commerce, que cuida da logística das compras feitas pela internet. Quando o local da entrega é próximo do supermercado, as compras são levadas de bicicleta. Caso o destino seja distante, carros fazem o serviço.
Outra novidade já em uso são os aplicativos de compras em que os clientes recebem ações promocionais direcionadas. Assim, quem gosta de uma determinada marca de cerveja, por exemplo, vai receber os informativos quando o produto estiver em promoção. A Rede Pão de Açúcar já trabalha com esse serviço.
“No Pão de Açúcar, temos testado o pré-Scanning, onde um colaborador antecipa o registro das compras do consumidor, gera um QR Code e o direciona para a seção de checkout, e o Scan & Go, tecnologia em fase de testes, onde já é possível adquirir qualquer produto com a simplicidade de escanear o código de barras pelo celular e fechar a compra diretamente no aplicativo”, informou o GPA.
Já a Cencosud Brasil está investindo em tecnologia na seleção dos colaboradores. Um game será aplicado nas seleções para avaliar, por meio de situações hipotéticas vividas pelo candidato, se ele possui as competências requeridas pelo cargo e o seu nível de aderência à cultura da empresa.
“Em um contexto de transformação digital, tivemos o interesse de proporcionar ao futuro colaborador uma experiência diferenciada”, afirmou a gerente de Aquisição de Talentos da Cencosud Brasil, Christianne Ribeiro.
A SuperBahia terá 60 expositores, com 70% deles de empresas da região Norte-Nordeste, apresentando linhas de produtos, lançamentos, equipamentos e tecnologia. Todos os alimentos expostos no evento serão doados ao Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (Nacci) e será feita uma doação de R$ 20 mil para a construção da nova sede dos Associação de Amigos do Autista da Bahia (Ama-BA).
A feira é organizada pela Abase em parceria com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (Sindsuper), e tem o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Nielsen. Em 2018, a feira SuperBahia recebeu 12 mil visitantes que movimentaram R$ 260 milhões em negócios.
Fonte: Jornal Correio
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